Cozinha e Restauração

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Confeccione pratos, sobremesas ou entradas para deliciar os clientes num Restaurante

Portugal é hoje considerado um dos melhores destinos da Europa para viagens de gastronomia e vinhos; a gastronomia portuguesa é sobretudo procurada pela sua autenticidade ligada à cultura e tradição dos destinos. Outras variáveis como a simplicidade, a hospitalidade, a ligação ao mar, o sabor e gosto, que constituem a dimensão imaterial da gastronomia portuguesa, são as que os turistas mais valorizam, as que lhes provocam maior satisfação, contribuindo fortemente para o enriquecimento da sua experiência turística e sendo determinante na intenção de revisita.

Na resposta a este desafio o sector da Restauração é agora uma das áreas de actividade com maior procura por Empreendedores, Restaurantes e unidades Hoteleiras por todo o país.

Descrição do Curso

O sector da cozinha e restauração em Portugal apresenta hoje uma qualidade reconhecida internacionalmente; com efeito, na apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017, em Girona, Espanha foi anunciado: “Personalidade, criatividade e inegável talento diante dos fogões. A gastronomia de Espanha e Portugal está no auge (…) numa seleção com nove restaurantes de três estrelas, 28 de duas estrelas e 166 na categoria de uma estrela“. Num dos guias internacionalmente mais conceituados da gastronomia, Portugal conta agora com 26 estrelas em 21 restaurantes, que os colocam entre os mais famosos em todo o mundo.

Portugal tem agora a responsabilidade de se preparar para servir mais e melhor, com pratos e iguarias mais diversificados, diferenciados e sofisticados, respondendo à crescente e mais exigente procura dos milhares de clientes, portugueses e estrangeiros, que procuram deliciar os seus palatos.

Neste cenário é determinante preparar profissionais com as competências e qualificações adequadas ao nível da Preparação e Confecção de Alimentos e da Gestão na Restauração.

Saídas Profissionais

Este curso proporciona ao formando as competências técnicas, de gestão ou comportamentais que lhes permitam definir, gerir e implementar, de forma integrada, os métodos e técnicas de Cozinha e Pastelaria, Serviço de Alimentos e Bebidas e Gestão de Estabelecimentos de Restauração.

No final da formação o formando CEAC, estará habilitado a exercer funções de Cozinheiro, Chefe de Cozinha, Técnico de Catering, Pasteleiro, Empregado e Chefe de Mesa e de Bar, Gestor/Diretor de estabelecimento de Restauração ou similar.

Estrutura do Curso

O curso divide-se em 10 unidades didácticas para serem desenvolvidas ao longo de cerca de 300 horas de formação, que podem ser realizadas ao seu ritmo (entre 6 e 15 meses).

As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas:

Introdução à cozinha, técnicas e materiais, preparação e confeção  de carnes e peixes, pastelaria, atendimento e serviço a clientes, serviço de mesa, protocolo, serviço de bebidas, higiene e segurança, gestão na restauração e Empreendedorismo.

Com uma aplicação eminentemente prática esta formação é desenvolvida com base em casos práticos e actividades promovidos pelos formandos, privilegiando-se metodologias pedagógicas que visam uma aplicação prática imediata sobre os modelos teóricos abordados. Pretende-se assim colocar os formandos em contacto directo com as questões das operações diárias da cozinha e restauração do quotidiano profissional.

Método de Estudo

Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, visualização de vídeos, participação em Fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.

Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos do curso ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.

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