Energias Renováveis

  • energias-renovaveis

SOL E VENTO PODEM SER APROVEITADOS PARA PRODUZIR ENERGIA ELÉCTRICA OU PARA AQUECIMENTO, ESPECIALMENTE COM AS CONDIÇÕES DE PORTUGAL.

4.5 em 5 baseado em 2 opiniões
(2 opiniões de clientes)

Os meios actualmente mais utilizados para produção de energia comportam vários desafios: são limitados no tempo (exemplo: petróleo) ou comportam riscos importantes não totalmente resolvidos (energia nuclear). Ganha assim importância a produção de energia a partir de fontes naturais e limpas: o sol e o vento. O curso CEAC de Energia Renováveis prepara o formando para entrar num sector profissional com tendência de crescimento.

 

 

Descrição do Curso

energia solar e eólica, produzidas com base no calor do sol ou na força do vento, são neste momento as alternativas à queima de combustíveis fósseis (carvão, gás, petróleo) ou à utilização de energia nuclear. Os combustíveis fósseis naturalmente não são ilimitados no tempo e a energia nuclear comporta riscos não negligenciáveis.

Por este motivo, o sector das Energias Renováveis, onde se inclui a ENERGIA SOLAR E A ENERGIA EÓLICA, é um dos sectores onde empresas e Estado actualmente mais investem, o que proporciona excelentes oportunidades de emprego para técnicos com formação nesta área.

A ENERGIA SOLAR pode ser utilizada em: sistemas de aquecimento ou produção de eletricidade, para fins domésticos ou comerciais.

A ENERGIA EÓLICA consiste na recolha da energia cinética dos movimentos de massas de ar e permite fundamentalmente a produção de eletricidade, para fins domésticos ou comerciais.

O formando CEAC entra num sector profissional de futuro e em forte expansão.

Saídas Profissionais

Com este curso adquira os conhecimentos e as competências necessários para a instalação, programação, manutenção e reparação de sistemas solares (térmicos ou fotovoltaicos) ou eólicos, respeitando as normas e regulamentos aplicáveis.

Exerça funções como técnico de projecto, instalação e manutenção de sistemas solares ou eólicos (conceção de pequenos projetos, instalação, reparação/manutenção) ou na comercialização de sistemas de energias renováveis.

Estrutura do Curso

O curso tem uma duração total de 420 horas, que poderão ser realizadas ao seu ritmo (entre 8 e 15 meses).

A formação desenvolve-se ao longo de 12 unidades, nas quais se expõem de forma ordenada e sistemática todos os órgãos que constituem os vários de geração de energia solar térmica, solar eléctrica e eólica , os princípios em que se baseia o seu funcionamento, os cuidados necessários para a sua manutenção operacional e as técnicas da sua reparação. Este curso está dividido em 4 grandes blocos:

  1. Conceitos Base: Matemática, fundamentos físicos e normas e regras HST;
  2. Sistemas Solares Térmicos: Conceito de sistema solar térmico, os seus componentes, a concepção de projectos e as componentes de montagem, integração, manutenção, programação e comercialização.
  3. Sistemas Solares Fotovoltaicos: que foca o conceito de sistema solar fotovoltaico, os seus componentes, a concepção de projectos e as componentes de montagem, integração, manutenção, programação e comercialização.
  4. Sistemas Eólicos: Componentes do sistema, manutenção e gestão de parques, viabilidade económica, inspeção de parques, mini-eólicas e microgeração.

Método de Estudo

Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, participação em Fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.

Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos do curso ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.

2 avaliações para Energias Renováveis

  1. 5 de 5

    :

    O professor tem demonstrado profissionalismo, muito atencioso com o aluno, constantemente entra em contato via telemóvel, skype e e-mail...perguntando se há alguma dúvida quanto ao curso dentro de cada unidade. Estão de parabéns!!
  2. 4 de 5

    :

    É com enorme prazer que concluo finalmente este curso , estou ansioso para por em pratica o mais rápido possível tudo o que aprendi, e tenho a certeza que se abrirão novos portas.

Adicionar uma avaliação

A sua avaliação sobre o produto

Também pode gostar…

  • Energia Solar Fotovoltaica

    Trabalhe como técnico de projecto, instalação e manutenção de sistemas solares fotovoltaicos ou colabore na área comercial de empresas de comercialização e instalação de sistemas solares fotovoltaicos ou em gabinetes de projetos.

  • Energia Solar Térmica

    Trabalhe como técnico de projecto, instalação e manutenção de sistemas solares térmicos ou colabore na área comercial de empresas de comercialização e instalação de sistemas solares térmicos, empresas de climatização ou em gabinetes de projeto.

  • Electrónica e Telecomunicações

    Trabalhe como um especialista em eletrónica e microeletrónica; exercendo funções tanto em pequenas empresas de reparação como sector industrial e de telecomunicações ou trabalhe no sector por conta própria em reparações e manutenções de equipamentos eletrónicos.

Peça Já Informação